Conteudo alternativo caso a pessoa nao tenha flash

Dicas de Saúde

Intolerância ao Glúten

 

 

O glúten é uma proteína encontrada em vários cereais como o trigo, o centeio, a cevada e outros.

 

A doença celíaca ocorre em crianças ou adultos geneticamente predispostos que, ao entrar em contato com o glúten, desenvolvem uma atrofia das vilosidades intestinais, que são responsáveis pela superfície de absorção de nutrientes pela mucosa intestinal. É uma doença de características genéticas, conforme mencionado, mas que é considerada auto-imune, já que o organismo desenvolve anticorpos que agridem a própria parede do intestino delgado, levando à atrofia da mesma. Pode causar sintomas como diarréia, gases, distensão abdominal, emagrecimento, náusea, lesões de pele, etc.

 

Pacientes com doença celíaca precisam seguir uma dieta estritamente livre de glúten pelo resto da vida, portanto, não devem comer trigo, cevada ou centeio. Os rastros de glúten também devem ser evitados, ou seja, a carne de hambúrguer que esteve em contato com o pão também é desaconselhável. O milho e o arroz são permitidos e podem substituir aqueles alimentos feitos usualmente com trigo.

 

Todas as pessoas que tenham dificuldades digestivas, gases, diarréia e que percebem relação com alimentação que contem glúten, devem procurar o gastroenterologista e investigar a critério do médico. Claro que muitos não terão diagnóstico de doença celíaca e podem ter apenas alguma intolerância aos cereais ou as massas, mas esta diferenciação é fundamental, já que no caso da doença celíaca, somente a exclusão completa do glúten pode levar o indivíduo a uma vida normal.

 

DIAGNÓSTICO:

 

Anti-Gliadina IgG, IgM e IgA

Anti-Endomisio IgG, IgM e IgA

Anti-Transglutaminase IgG e IgA

IgE Glúten (Alergia ao glúten)